A Alemanha, cujo seu nome oficial é “República Federal da Alemanha”, é um dos países fundadores da União Europeia (1957). Constituído por cerca de 82 milhões de habitantes, sendo-lhe assim atribuído o título do país com mais habitantes desta comunidade.
Foi na sua capital, Berlim, onde se construiu o “Muro de Berlim” que visava a divisão do país em duas: a oriental e a ocidental. A primeira era a República Democrática da Alemanha com um regime comunista e a segunda era a República Federal da Alemanha cujo seu regime era democrático. A célebre queda do Muro de Berlim deu-se em 1989 e após um ano a Alemanha foi reunificada passado assim, a ser politicamente uma República Federal. É símbolo dessa reunificação a Porta de Brandenburg, monumento que se encontra em Berlim.
A Alemanha quer em relação às artes, quer em relação à música clássica mostrou dar um importante contributo para a Europa, destacando-se compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms e Richard Wagner. Podemos ainda assim acrescentar grandes símbolos de origem Alemã tanto a nível literário como filosófico: Lutero, Goethe, Schiller, Nietzsche, Kant, Brecht e Thomas Mann.
A par deste reconhecimento no domínio das artes temos também o reconhecimento da qualidade da sua cerveja. Gastronomicamente é caracterizado pela sua energia e pelo seu valor calórico, uma vez que os pratos alemães são geralmente compostos por carne suína e bovina, cozidos, sopas e legumes (repolho). Algo que também o destaca é a grande diversidade de salsichas, os vinhos das regiões próximas aos rios Rhin e Mosela e ainda, os pratos típicos como Kartoffelpuffer (panqueca de batata com compota de maçã) e Creme de Darmstadt (sopa).