Portugal

 

 

 

 

 

    

                Portugal, com cerca de 10,6 milhões de habitantes, é constituído pelo Continente e pelas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.


                A sua capital, Lisboa, é conhecida por ter sido o ponto de partida dos Descobrimentos portugueses. Por esse motivo, encontra-se aí o Padrão dos Descobrimentos (monumento que homenageia os feitos passados do povo português). A nível literário existe a epopeia portuguesa intitulada “Os Lusíadas” da autoria de Luís Vaz de Camões (um dos grandes nomes da literatura portuguesa) que também enaltece a época histórica gloriosa de Portugal.


                Na vertente artística portuguesa, são de salientar, no domínio da literatura, Fernando Pessoa, José Saramago e Luís Vaz de Camões; ao nível da música, as grandes fadistas Mariza e Amália Rodrigues e, na área da representação, Eunice Muñoz. Também o nosso património histórico é muito rico, pois há uma grande variedade de estilos de arquitectura, desde o romano até ao moderno, presentes em igrejas, palácios, capelas e mosteiros.


                Este país não só frui de um património histórico rico, como também possui um património natural muito amplo e diversificado, podendo-se encontrar locais campestres, montanhosos, rurais, com ruínas e também belas praias por todo o país.


                O que faz deixar água na boca são os pratos típicos portugueses. No Norte, as Papas de Sarrabulho, Tripas à Moda do Porto, Caldo Verde, Feijoada à Transmontana acompanhada de um bom vinho verde ou o famoso Vinho do Porto. No Interior, o Leitão da Bairrada, acompanhado com o espumante da região, caldeiradas e ensopados de peixes frescos, cabrito assado, os queijos (serra da Estrela, Castelo Branco…), o Vinho Tinto do Dão, e ainda os Ovos-Moles de Aveiro e o Pão-de-Ló de Ovar. Na capital, a sardinha assada que, apesar de se comer em todo o país, em Lisboa é especial tradição nas festas populares de Junho. No que diz respeito aos doces, as nozes de Cascais, as queijadas e travesseiros de Sintra, os pastéis de feijão em Torres Vedras, os muito famosos pastéis de Belém, o queijo de Azeitão e o Moscatel de Setúbal são os mais apreciados. No sul do país, a carne de porco à Alentejana, a açorda à Alentejana, o bacalhau à Algarvia e o azeite Alentejano fazem as delícias de todos por que lá passam. Na Madeira, são os filetes de espada preto, os bifes de atum, espetada de vaca em pau de loureiro, o vinho da Madeira e o bolo do caco (pão); nos Açores, o polvo guisado, o queijo de S. Jorge, a massa sovada e o delicioso ananás dos Açores.


                Quanto às tradições portuguesas, essas também são várias e variam de região para região, como o dia de São João celebrado apenas em Braga e no Porto, o Santo António em Lisboa, bem como a festa das Flores que se realiza uma vez por ano na Madeira, entre outras…