Embora a história da Irlanda tenha conhecido alguns períodos agitados e conturbados, os irlandeses sempre foram conhecidos pelo seu gosto pela música e pelas suas lendas. Muitas vezes referida como terra de santos e de sábios, a Irlanda foi berço de muitos escritores famosos de língua inglesa, como Yeats, Joyce, Beckett, Wilde e Shaw, bem como de grupos e cantores de rock mundialmente conhecidos, como os U2, The Corrs e Sinéad O’Connor.
A Câmara Baixa do Parlamento, ou Dáil, é composta por 166 deputados e a Câmara Alta, ou Seanad, é composta por 60 membros. As eleições para o Parlamento são realizados de cinco em cinco anos. O Presidente, eleito por um período de sete anos exerce sobretudo funções de representação.
A cozinha tradicional irlandesa é essencialmente constituída por pratos simples à base carne e legumes cozidos… Exemplos de alguns pratos típicos da cozinha irlandesa são o guisado irlandês, e também o toucinho com couve (cozidos juntos). O Boxty é um prato tradicional, que consiste num pastel feito de batata. A Irlanda é famosa pelo seu pequeno-almoço irlandês, que é servido principalmente com carne de porco e pode incluir batata frita.
As línguas oficiais são o irlandês, a língua celta nativa, e o inglês, que constitucionalmente é descrito como uma língua oficial secundária. Aprender irlandês é obrigatório no ensino do país, mas o inglês é amplamente prevalente. A sinalética é geralmente bilíngue, que também existe na mídia nacional irlandesa. As pessoas pertencentes a comunidades de língua predominantemente irlandesa (o Gaeltacht) existem principalmente na costa ocidental da ilha.
Por fim, a Irlanda está rodeada por 4,5 milhões de habitantes, sendo constituído principalmente por irlandeses, ingleses (do Reino Unido ou do País de Gales), americanos e escoceses.