Devido ao facto de a Finlândia ter feito parte da Suécia durante sete séculos (do século XII até 1809), cerca de 6% da população fala sueco. A Finlândia tornou-se independente após a Revolução Russa de 1917, ano em que foi instaurada a República.
Existem duas línguas oficiais, o finlandês falado pela maioria da população e o sueco. Apenas no norte existe uma pequena minoria que fala o lapão.
A cozinha finlandesa foi influenciada pelas tradições culinárias europeia, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente salmão) e de carne de rena. Vale a pena provar o karjalanpiirakka, um pastel à base de batata ou arroz e o kalakukko, espécie de empada de peixe com pedaços de toucinho.
A beleza dos territórios longínquos do norte deste país inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o designer Alvar Aalto. A Finlândia é também o país de vários desportistas de renome, como é o caso dos corredores de Fórmula 1 Mika Häkkinen e Kimi Räikkönen. Os finlandeses são viciados em todo o tipo de arte e entretenimento representativo e visual, e os visitantes são mimados com uma fartura de exposições, eventos culturais, espectáculos musicais e concertos.
Por fim, a Finlândia está rodeada por 5,3 milhões de habitantes, sendo constituído principalmente por finlandeses, somalis, vietnamitas e lapões.