Roménia apresenta atrações turísticas únicas na Europa Centro-Oriental: as cidades medievais na Transilvânia, as mundialmente famosas Pinturas do Mosteiros da Bucovina, aldeias tradicionais em Maramures, a magnífica arquitetura de Bucareste, o romântico Delta do Danúbio, contas de fadas nos castelos, os refúgios no Mar Negro, os majestosos Cárpatos e termas.
A capital romena, Bucareste - conhecida pelas suas alamedas largas e arborizadas, os gloriosos edifícios da Belle Époque e reputação de uma vida de qualidade - já foi conhecida como a "Pequena Paris".
Transylvania é talvez a província da Roménia mais conhecida, que foi imortalizado em lendas, literatura e cinema como a terra natal de Drácula.
O Parlamento romeno é constituído por duas Câmaras, o Senado (Senat) e a Câmara dos Deputados (Camera Deputaților).
À semelhança de muitas outras línguas faladas no sul da Europa, o romeno deriva directamente do latim, embora o país esteja geograficamente separado dos outros países de língua românica por países de língua eslava.
A culinária internacional está disponível em restaurantes especialmente tradicionais, oferecem famosos e altamente apreciados pratos romenos: Mititei, sopa de tripa, guisado de tripa, guisado de porco com Mamaliga (farinha de milho fervida com água e sal), Sarmale (carne moída com arroz embrulhada em repolho ou em folhas de vinha), carne de veado, especialidades de peixe.
Por fim, a Roménia está rodeada por 21,5 milhões de habitantes, sendo constituído principalmente por romenos, húngaros, ciganos, alemães e ucranianos.