França

 

            A “República Francesa” tradicionalmente conhecido como um antigo país rico em património cultural e com notáveis marcos históricos, habitada por um povo enérgico que conseguiu uma união feliz, com a tradição e a arte e de viver com o progresso e inovação.


É um país de cavernas pré-históricas misteriosas, Monólitos Celticos, ruínas romanas, fortalezas medievais e  castelos.


                São os franceses alguns dos mais influentes escritores e pensadores europeus, como Descartes e Pascal, do século XVII, Rousseau e Voltaire, do século XVIII, Balzac, Baudelaire e Flaubert, do século XIX, e Sartre e Camus, do século XX, bem como pintores mundialmente famosos, como Renoir, Monet, Cézanne, Gauguin, Matisse e Braque.


                O Presidente da República desempenha um papel político importante, pois preside as reuniões do Conselho de Ministros e é o responsável máximo pela política externa e de defesa, cabendo ao Primeiro-Ministro a gestão corrente do país. O Presidente é eleito por sufrágio universal por um mandato de cinco anos. O Parlamento é composto pela Assembleia Nacional, cujos deputados são eleitos por sufrágio directo por cinco anos, e pelo Senado, cujos membros são designados por um colégio eleitoral.


               A cozinha francesa é das mais apreciadas na Europa, fazendo parte integrante da cultura e do estilo de vida dos franceses. A comida é o ritual preferido da França. A diversidade de pratos e a imensa quantidade de ingredientes – legumes, verduras, ervas aromáticas, especiarias e embutidos, queijos, pães e vinhos, contribuíram para a formação de uma cozinha elaborada e generosa. Crème Fraiche (creme de leite); Président (queijo) e Bourdeaux (vinho), são alguns exemplos da marca gastronómica francesa.


                O idioma oficial na França é o francês, variante linguística falada em qualquer parte da França.


Por fim, esta, está rodeada por 64,3 milhões de habitantes, sendo constituída por franceses e outros europeus.