Eslovénia

 

 

Uma das seis repúblicas que formavam a ex-Jugoslávia, a Eslovénia tornou-se independente em 1991 com a desintegração da Jugoslávia. O país faz fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia.


O país fez parte do Império Austro-Húngaro, assim, a capital, Liubliana, foi fundada no tempo dos romanos. Para uma grande diversidade cultural, predominante neste país, existe a universidade, com mais de 50 000 estudantes.


 A actividade industrial do país concentra-se nos sectores de produção de componentes automóveis, produtos químicos, electrónica, aparelhos eléctricos, produtos metálicos, têxteis e mobiliário.


Entre as principais atracções turísticas contam-se as famosas grutas de Postojna, decoradas com estalactites e estalagmites. As inscrições murais revelam que em 1213 as grutas já eram visitadas por turistas.


A gastronomia eslovena foi muito influenciada pela dos países vizinhos. Assim, o Strudel e o Wiener Schnitzel vieram da Áustria, o risotto e os ravióli de Itália e o gulache da Hungria. Ainda podemos realçar o potica, um bolo tradicional esloveno, que é uma espécie de torta feita com massa enrolada coberta de nozes.