

A Espanha possui um valioso património artístico e cultural, destacando-se os pintores Velázquez, no século XVII, Goya, nos séculos XVIII e XIX, e Picasso, Dali e Miró, no século XX. Dom Quixote, a obra-prima de Cervantes, é um dos marcos da literatura europeia moderna. Por outro lado, a música e a dança características do flamenco espanhol são admiradas no mundo inteiro. Importa ainda referir os cineastas Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Luis Buñuel que foram várias vezes galardoados com prémios internacionais.
Este país apresenta como capital Madrid e é uma monarquia constitucional hereditária com um Parlamento bicameral. O país está dividido em 17 comunidades autónomas (regiões) governadas por autoridades eleitas directamente pela respectiva população.
O idioma oficial e o mais falado no conjunto da Espanha, é o espanhol, língua materna, que pode receber a denominação alternativa de castelhano. Além disso, se falam outras línguas que podem ser oficiais em suas regiões de acordo com a Constituição e os Estatutos de Autonomia de cada Comunidade Autónoma. Estas Línguas são: o Catalão (co-oficial na Catalunha e nas Ilhas Baleares), o Galego (co-oficial na Galiza), Euskera (co-oficial no País Basco e de Navarra) e o Aranês (oficial na Catalunha).
A culinária espanhola difere tradicionalmente pelo uso de azeite de oliva, gordura vegetal ou animal, manteiga de porco, assim como uma enorme variedade de frutas e verduras, e outros ingredientes como batatas, tomates e vinhos. Os pratos mais conhecidos da cozinha espanhola são a Paella (arroz com frango, marisco e legumes), Txangurro (moluscos com caranguejo) e a Tortilha (omeleta com batatas). A sangria (à base de vinho tinto e de frutas) é uma bebida refrescante muito apreciada.
“No Reino da Espanha” encontra-se monumentos excepcionais como o Aqueduto de Segovia, a Alhambra de Granada ou a Mesquita de Córdoba, considerada o monumento islâmico mais importante construído no Ocidente. Mas também encontra-se excelentes exemplos arquitectónicos de outros estilos, a renascença, o barroco ou o modernismo, onde brilha com luz própria a obra de Gaudí. Na Espanha também achará os grandes génios da pintura. O Museu do Prado é uma das melhores pinacotecas do mundo.
Por fim, a Espanha está rodeada por 45,8 milhões de habitantes, sendo constituída maioritariamente por espanhóis e uma pequena percentagem de outras nacionalidades.

