Estónia

 

A capital, Tallin, é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa, famosa por seus muros de pedra antigos, ruas pavimentadas de pedras e alamedas iluminadas de candeeiros antigos, escadas escondidas e muralhas e torres. Veja em especial o castelo de Toompea do principio do século XIII, a cúpula da igreja de Toomkirik e a praça da cámara municipal de Raekoja.


A Política da Estónia acontece em uma estrutura representativa democrática de uma república parlamentar, por meio da qual o Primeiro-ministro da Estónia é o chefe de governo e de um sistema pluripartidário.


A língua oficial é o estónio, e apesar desta, são faladas outras como o russo, ucraniano e finlandês. O inglês por ser uma língua universal é fluente neste país devido à presença de turistas.


A cozinha estónia foi influenciada pelos vários povos – como o dinamarquês, o alemão, o sueco, o polaco e o russo – que dominaram a região. Entre os pratos tradicionais mais apreciados figuram as Marineeritud angerjas enguias marinadas; Sült carne de porco cozida em geleia; Verivorst é um enchido sem carne, recheado principalmente com sangue coagulado e arroz, de cor escura característica; Mulgikapsad, chucrute guisado com carne de porco, servido com batatas cozidas; Karask, um bolo semelhante ao pão de cevada; Kali, uma bebida fermentada ligeiramente alcoólica e adocicada feita de pão preto ou de centeio.


Entre os estónios famosos destacam-se o escritor Jaan Kross, cuja obra está traduzida, pelo menos, em 20 línguas, o autor da epopeia nacional (Kalevipoeg), Friedrich Reinhold Kreutzwald, e o escritor, realizador cinematográfico, diplomata e político Lennart Meri.


Por fim, a Estónia está rodeada por 1,3 milhões de habitantes, sendo constituído principalmente por estonianos, russos, ucranianos, bielo-russos e finlandeses.